Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dúvida frequente: "Tenho de" ou "Tenho que"?




"Tenho de" ou "Tenho que"?

1 - Usa-se "Tenho de" quando o sentido for de obrigação, necessidade, desejo ou interesse. 
Por exemplo:
  1. Temos de lutar por nossos direitos.
  2. O diretor da escola terá de dar explicações sobre o aumento de seu salário.
  3. O expediente tem de acabar às seis horas da tarde.
  4. Eles tinham de avisar a mãe que iriam sair.
  5. O gerente teve de indenizar todos os ex-funcionários.


2 - Usa-se "Tenho que" para expressar possibilidade
Por exemplo:
  1. Talvez você tenha que buscar sua irmã na escola hoje.
  2. É possível que ele tenha que fazer uma operação.         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!